Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

o que da Vinci faria?

 

da vinci

bom e noticia antiga mais não pude postar semana passada

a pergunta é simples o que Da Vinci teria feito se tivesse o inventor….

interessante… questão de filosofia…

volta e meia quando me encontro em alguma situação de projeto complexa dou uma olhada em meus livros , protec alcacilas, (uma coleção “como funciona com 5 livros em capa dura com ilustrações de várias maquinas funcionado em corte com explicação detalhada” (ta pode ate parecer bobeira pois o livro explica os mecanismos por cima e bem de leve mais já da para ter uma boa idéia, é pessoal isso, ganhei esta coleção do meu pai quando tinha uns 6 anos eram os meus livros preferidos, sabia como funcionava a maiorias dos mecanismos maquinas e etc., dai em um triste dia minha casa pegou fogo e destruiu estes e mais um monte de outros livros técnicos que eu tinha colecionado ao longos dos anos (eu tinha livros de 100 anos ou mais sobre mecânica e outros assuntos diversos, que foram perdidos do dia para noite)

passado uma semana eu encontrei os livros desta coleção “como funciona” em uma livraria de ponta de estoque, e eram os últimos , não tinha mais em estoque e nem nenhuma outra loja, apesar da falta de dinheiro que eu estava no momento morando na casa da namorada de favor, etc. , passei um borrachudo na livraria e levei os 5 volumes da coleção, chegando no trabalho mostrei os achados para o meu chefe na época ele olhou por cima e falou

-bem interessante mais você sabe que é básico e que não é um manual de engenharia, respondi que sim, mais que os livros não erram para min eram para o meu filho que eu só comecei a me interessar pela engenharia por causa destes livros.

passado um dia ele veio me oferecer 200 reais pela coleção que ele pensou melhor e falou que era um bom presente para o filho. só que apesar da estar precisando de dinheiro eu não vendi, mais tentamos achar os livros, ate pouco tempo atrás ele não tinha conseguido achara hoje eu já não sei ) )

mais voltando ao assunto

em vários momentos é bom olhar para traz e ver o que já foi feito, e como foi feito e este é um dos pontos que o canal Discovery vai abordar com a serie Doing Da Vinci

onde uma equipe vai re-projetar as maquinas de Da Vinci e testar para ver a autenticidade e eficiências destas maquinas

pelo que eu vi por cima. parece ser um programa interessante, não consegui achar um vídeo para por no blog mais no site da Discovery tem alguns exemplos

(em um dos vídeos o engenheiro tenta cortar uma barra de aço com uma serra (parece um poli Corte mais tem dentes ) ai acha o trabalho meio demorado e liga o automático da maquina (que devia estar desligado por alguma razão) e em questão de segundos ouve um barulho do disco de corte sendo queimado e o engenheiro fica com aquela cara de que não era bem isso que eu queria fazer)

ps: não é porque os cara é engenheiro que significa que ele tem habilidade manual. ele pode saber projetar mais apertar parafuso não é com ele  acontece.

e digo que já fiz parecido, certa vez tive que cortar alguns parafusos além m8, enquanto eu demorava 15 minutos com a serrinha o torneiro da empresa ia com a serra uma vez para frente e outra para traz e o parafuso ia para o chão não sei a técnica dele fiquei observando mais não pequei o macete

0 comentários: