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sexta-feira, 5 de junho de 2009

básico do básico parte 4

Continuando o básico do básico de onde tínhamos parados

Vamos começar com um conceito simples o BOM ou Bill off Materials, ou lista de peças

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Clicando no botão você vai ver a seguinte tabela

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Pode ser que você tenha que clicar em cima da aba structured e com o botão direito selecionar emblade para ativar elas

Rápida introdução do assunto o BOM e a lista de peças que precisa ser comprada e que você pode exportar para Excel ou outro formato conveniente (csv, alguns softwares de erp lêem este tipo de arquivos) ela também aparece no desenho mais tem uma definição importante aqui que deve ser observada veja a tabela

Componente normal

Componente normal

Componente Reference

Utilizado como uma referência no processo de modelagem
mas não é utilizada no processo de construção/fabricação

Componente Inseparable

Uma montagem cujos componentes são mantidos como um item único

Componente Purchased

Componente comprado pronto, não fabricado

Componente Phantom

Componente artificial que não é mostrado no BOM, mas fornece agrupamento

Afeta a QTY em BOM promovendo QTY de seus filhos (o peso dele conta no conjunto)

(exemplo você esta desenvolvendo uma carroceria para caminhão o caminhão e um componente phantom ma hora de gerar os desenhos ele não vai aparecer na lista de peças mais seu peso será considerado)

Componente Virtual

Não possui representação de arquivo no disco, mas participa na BOM e iProperties

O estado virtual pode ser combinado com qualquer um dos cinco outros estados de componentes

No caso particular de mossa montagem o chão pode ser classificado com referencia o desenhamos mais ele não faz parte da montagem basta abrir o BOM e clicar duas vezes em cima do normal na linha do chão

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Como mostra na figura acima assim o chão vai servir como referencia mais só lembrando nem sempre o chão é referencia dependendo da maquina que se constrói o piso e parte fundamental, outro exemplo de utilização da referencia e o frame generator mais não é o objetivo de hoje

Agora vamos criar a chaminé para concluir o conjunto

Clicamos em create part ou “n” no teclado e

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Damos ok e selecionamos em cima da ultima peça criada caixa de fogo

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Vamos projetar a geometria da caixa de fogo

Se você selecionar a ferramenta Project geometry e deixar o mouse parado por um dois seg. ele vai aparecer à caixinha de seleção, nesta caixinha você seleciona para o lado ate que a seleção esteja igual à figura do lado

Quando estiver clic no botão verde da seleção para executar o comando

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Depois de selecionado podemos finalizar estes sketch e partir para o próximo passo

Agora vamos criar um plano com offset a partir do topo da caixa de fogo ate 1,5m para fazer isso ligue a ferramenta de work plane click em cima da face e puxe ate aparecer à caixa de dialogo

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Em cima deste work plane vamos criar mais um sketch

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Desenhar um circulo no zero deste sketch e por uma cota de 500 mm

clip_image018agora podemos finalizar o sketch e apertar o f6

Utilizando a ferramenta loft selecione o primeiro sketch e depois o segundo sketch e você deve obter algo com a figura abaixo

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neste caso agora basta clicar ok, mais você poderia utilizar outras funções do loft

ok com a peça em solido vamos utilizar o Shell

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Selecionando esta face primeiro

Cat junp

Depois rotaciona a peça e seleciona a face de baixo antes de dar o ok e também ponha 150mm de espeçura

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Podemos agora retornar para a montagem que a churrasqueira esta quase acabada

Para titulo de curiosidade o volume da caixa de fogo tem que ser menor que o volume da chaminé isto vem da equaçao de estado de um gás ideal P1V1/T1=P2V2/T2

Como T1 e T2 são praticamente iguais o V1>V2 para que tenha uma diferença de preção e a fumaça vá para a chaminé, e esta é apenas umas das formulas que o pessoal utiliza para fazer churrasqueiras (bom você sabe que a maioria não utiliza formula nenhuma mais existem formulas para construir qualquer coisa e ainda da churrasqueira e lareiras ou semelhantes tem uma formula para calcular o cachimbo que este elemento o cachimbo que determina para onde o calor vai ser irradiado se e para frente no caso das lareiras ou para cima no caso das churrasqueira)

Bom o passo final da modelagem

Cat jump

Desligue todos os adptive das peças (não precisa desligar o adptive do sketch só o da peça já e suficiente)

Porque o adptive é uma tecnologia boa que ajuda muito quando você sabe utilizar ela mais como este é o tutorial básico do básico acredito que a maioria não vai conseguir utilizar o adptive de forma produtiva.

Com forme sua experiência vai subindo com o decorre do tempo você vai entender o adptive e vai conseguir tira bom proveito da ferramenta mais enquanto você não tiver a experiência necessária o deixe desligado

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Depois de retirado o adptive vamos dar dois clicks ma peça caixa de fogo

clip_image028você deve observar o browser para saber se esta no lugar certo

Agora vamos abrir um sketch na face superior da caixa de fogo e projetar o formato interno da chaminé para fazer um furo na caixa de fogo (porque se não aquela formula vai ser duro de funcionar)

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Mesmo esquema da chaminé quando aparecer à caixinha de seleção escolher para que apareça o quadrado inteiro

Feito isso basta finalizar o sketch e dar um extrude no sketch com mostra a figura abaixo

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Eu utilizei a opção to e selecionei este ponto ma caixa de fogo

Se alguém quiser utilizar distancia um 200 mm devem chegar

Na esqueça de ligar a opção CUT para fazer esta extrusão

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E após esta extrusão de um return

Desligue os adptive que existirem no browser salve a montagem

Semana que vem a gente detalha e faz um render

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