Continuando o básico do básico de onde tínhamos parados
Vamos começar com um conceito simples o BOM ou Bill off Materials, ou lista de peças
Clicando no botão você vai ver a seguinte tabela
Pode ser que você tenha que clicar em cima da aba structured e com o botão direito selecionar emblade para ativar elas
Rápida introdução do assunto o BOM e a lista de peças que precisa ser comprada e que você pode exportar para Excel ou outro formato conveniente (csv, alguns softwares de erp lêem este tipo de arquivos) ela também aparece no desenho mais tem uma definição importante aqui que deve ser observada veja a tabela
Componente normal | Componente normal |
Componente Reference | Utilizado como uma referência no processo de modelagem |
Componente Inseparable | Uma montagem cujos componentes são mantidos como um item único |
Componente Purchased | Componente comprado pronto, não fabricado |
Componente Phantom | Componente artificial que não é mostrado no BOM, mas fornece agrupamento Afeta a QTY em BOM promovendo QTY de seus filhos (o peso dele conta no conjunto) (exemplo você esta desenvolvendo uma carroceria para caminhão o caminhão e um componente phantom ma hora de gerar os desenhos ele não vai aparecer na lista de peças mais seu peso será considerado) |
Componente Virtual | Não possui representação de arquivo no disco, mas participa na BOM e iProperties O estado virtual pode ser combinado com qualquer um dos cinco outros estados de componentes |
No caso particular de mossa montagem o chão pode ser classificado com referencia o desenhamos mais ele não faz parte da montagem basta abrir o BOM e clicar duas vezes em cima do normal na linha do chão
Como mostra na figura acima assim o chão vai servir como referencia mais só lembrando nem sempre o chão é referencia dependendo da maquina que se constrói o piso e parte fundamental, outro exemplo de utilização da referencia e o frame generator mais não é o objetivo de hoje
Agora vamos criar a chaminé para concluir o conjunto
Clicamos em create part ou “n” no teclado e
Damos ok e selecionamos em cima da ultima peça criada caixa de fogo
Vamos projetar a geometria da caixa de fogo
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Depois de selecionado podemos finalizar estes sketch e partir para o próximo passo
Agora vamos criar um plano com offset a partir do topo da caixa de fogo ate 1,5m para fazer isso ligue a ferramenta de work plane click em cima da face e puxe ate aparecer à caixa de dialogo
Em cima deste work plane vamos criar mais um sketch
Desenhar um circulo no zero deste sketch e por uma cota de 500 mm
agora podemos finalizar o sketch e apertar o f6
Utilizando a ferramenta loft selecione o primeiro sketch e depois o segundo sketch e você deve obter algo com a figura abaixo
neste caso agora basta clicar ok, mais você poderia utilizar outras funções do loft
ok com a peça em solido vamos utilizar o Shell
Selecionando esta face primeiro
Cat junp
Depois rotaciona a peça e seleciona a face de baixo antes de dar o ok e também ponha 150mm de espeçura
Podemos agora retornar para a montagem que a churrasqueira esta quase acabada
Para titulo de curiosidade o volume da caixa de fogo tem que ser menor que o volume da chaminé isto vem da equaçao de estado de um gás ideal P1V1/T1=P2V2/T2
Como T1 e T2 são praticamente iguais o V1>V2 para que tenha uma diferença de preção e a fumaça vá para a chaminé, e esta é apenas umas das formulas que o pessoal utiliza para fazer churrasqueiras (bom você sabe que a maioria não utiliza formula nenhuma mais existem formulas para construir qualquer coisa e ainda da churrasqueira e lareiras ou semelhantes tem uma formula para calcular o cachimbo que este elemento o cachimbo que determina para onde o calor vai ser irradiado se e para frente no caso das lareiras ou para cima no caso das churrasqueira)
Bom o passo final da modelagem
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Depois de retirado o adptive vamos dar dois clicks ma peça caixa de fogo
você deve observar o browser para saber se esta no lugar certo
Agora vamos abrir um sketch na face superior da caixa de fogo e projetar o formato interno da chaminé para fazer um furo na caixa de fogo (porque se não aquela formula vai ser duro de funcionar)
Mesmo esquema da chaminé quando aparecer à caixinha de seleção escolher para que apareça o quadrado inteiro
Feito isso basta finalizar o sketch e dar um extrude no sketch com mostra a figura abaixo
Eu utilizei a opção to e selecionei este ponto ma caixa de fogo
Se alguém quiser utilizar distancia um 200 mm devem chegar
Na esqueça de ligar a opção CUT para fazer esta extrusão
E após esta extrusão de um return
Desligue os adptive que existirem no browser salve a montagem
Semana que vem a gente detalha e faz um render
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