Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Medicina mais CAD

 

muitos já devem ter ouvidos da tal ultra-sonografia 3d ou 4d (eu como engenheiro reconheço apenas 3 dimensões espaciais e cada uma pode ter 2 graus de liberdade o que da 6 graus de liberdade, e quando falam de 4d eu referencio a alguma coisa em 3d mais um dimensão que em geral é o tempo)´

muitos já devem ter ouvido falar e outras tantos já devem ter acompanhado a dos seu filhos (meu caso, mais não fiz nem a 3d nem a 4d só a 2d mesmo)

e fiz varias vezes desde que meu filho tinha o tamanho de um feijão passando pelo pão francês ate o nascimento foram varias.

bom porque você esta falando tanto de ultra-sonografia, porque um brasileiro criou técnica para transformar os bebes vistos no ultra-som em “bonecos” 

copiando parte da matéria publicado no site da globo

o designer carioca Jorge Roberto Lopes desenvolveu o projeto que alia exames de ressonância magnética e ultra-sonografia e tomografia computadorizada, depois , as imagens capturadas são transformadas em modelos matemáticos e no ultimo passo viram modelos 3d com a chamada prototipagem rápida

image

 

bom o diferencial da técnica feita pelo brasileiro e eles conseguem gerar o feto através de ressonância magnética e ultra-som

pois antes você já conseguia gerar modelos em 3d através da tomografia computadorizada só que a tomografia contem níveis de radiação que não são aconselháveis a mulheres gravidas

não posso revelar nomes mais um certo cliente meu volta e meia me mandava ossos para eu tentar transformar em solido

o processo que era feito erra +- assim o paciente fazia uma tomografia e a maquina de tomografia gerava o stl (é um tipo de arquivo comum para maquinas de prototipagem,) os arquivos stl por definição quebram o modelo em finitos “pirâmides”

pequenas o suficiente para não atrapalhar no dimensional mais a peça fica meio facetada

e de vez em quando (dependendo do estado do paciente) além do arquivo vir quebrado por vir em stl o osso do cidadão estava tão quebrado que não dava para gerar um solido por causa dos fragmentos,

em geral eu ,consigo fechar o solido através do recurso ‘constrution ’ do inventor  ou transformando em autocad e depois tentando corrigir os defeitos na mão nos dois softwares

image

o criador da técnica usa outro software que esta escrito na matéria da globo ate inclusive tem um vídeo lá muito interessante que não consegui copiar para cá mais visitem o site da Globo no link 

e para evitar problemas legais a matéria foi escrita com base na matéria de nome similar apresentada no site da Globo

www.globo.com

0 comentários: