Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador família de peças. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador família de peças. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

inventor iLogic Extension




diferente das operadoras de celular que sempre falam venham para nossa empresa ao inves de falar continue com a gente
e que para clientes novos tem celulares melhores que para clientes velhos
a Autodesk tem a politica de recompensar os clientes fieis (que tem subscripiton ja falei a respeito )
entao com referencia acima apresento a voces mais uma ferramenta exclusivas para os clientes que tem o subscription ativo
o Inventor iLogic 2009 Extension.
(nossa tudo que eu sempre quis mais tive medo de perguntar mais assim so entre a gente o que mesmo que esse negocio faz ? )

bom resumindo a funcionalidade dele.
ele faz iparts inteligentes.
vou tentar dar um exemplo, imagine que voce tem uma peça retangular com 4 furos e de comprimeto 50 pelo largura de 100
e voce pode variar este comprimento de 50 > x > 300 , e a largura 100> Y >500 e quando a largura for maior que 250 y > 250 a peça deve ter 6 furos e o comprimento for maior que 200 o material deve ser outro
bom com o Inventor iLogic 2009 Extension isto e possivel pois voce conseque pegar os parametros da montagem e por operaçoes logica como if, and, else, entre outras operaçoes de programaçao
(comentario pessoal. (Lembra muito a programação de robos com copia e cola voce visualizando online o resultado, Eu nunca fui muito chegado a programação so comecei a gostar de programação quando comecei a mexer com robos,e mesno assim so em robos que eu consigo programar direito ))






mais um video tutorial



Leia Mais…

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Utilizando iParts - Parte 1 / 3

Nesta primeira etapa das iParts, vamos modelar uma peça no Autodesk Inventor e parametrizá-la.

Obs.: Para fazer este tutortial, é necessário que o usuário possua os conhecimentos básicos do Autodesk Inventor.

Antes de criar a iPart, é importante planejar a forma de modelagem bem como as Features que serão utilizadas.

Para esse exemplo, começaremos criando o diâmetro maior, então o diâmetro menor, a furação central do Flange em seguida os furos de fixação e chanfros.
Agora com o plano de construção criado vamos ao desenho:

Passo 01 - Desenhando a peça
  1. Crie um Sketch, desenhe um círculo com 100 mm de diâmetro e extrude com 10 mm.

  2. Crie um segundo Skecth na face plana da peça, desenhe um círculo concêntrico com 65 mm de diâmetro e extrude com 25 mm.


  3. Agora vamos fazer a furação de fixação dos parafusos.

A - Crie um Sketch na face do diâmetro maior, use o comando Line para desenhar uma linha na vertical do centro da peça p/ cima com 40 mm.

B - Com o comando Hole selecione a ponta da linha e faça um furo passante com 12 mm de diâmetro.

C - Com o comando Circular Patern, crie uma repetição de 6 unidades desse furo.

4. Faremos agora o furo central e os chanfros.

A - Clique em Hole, use a opção Concentric, furo passante de 40 mm.

B - Para o chanfro clique em Chanfer, faça um chanfro de 2 mm.

Salve o arquivo.
Passo 02 - Definindo as variáveis

Agora com a peça desenhada, vamos definir variáveis, ou seja, dar nome para as dimensões que queremos parametrizar, por ex.: na cota do diâmetro do primeiro Sketch vamos dar o nome de dia_externo.

  1. Clique no ícone Fx Parameters para entrar em Parameters.

  2. Nesta tela temos 8 colunas, são elas:
  • Parameters Name: é a coluna onde está o nome das dimensões.
  • Unit: é a unidade de medida utilizada ex.: mm, in, deg, ul...
  • Equation: nesta coluna ficam os valores que foram inseridos na modelagem.
  • Nominal Value: nesta coluna fica sempre o valor nominal da dimensão, se em Equation tiver uma fórmula, o resultado sempre aparecerá nesta coluna.
  • Tol.: se a dimensão possuir tolerâncias, usamos este campo para definir qual medida queremos usar no desenho, se ficará o valor nominal, tolerância máxima, mínima ou média.
  • Model Value: quando selecionado um tipo de tolerância, neste campo é mostrado o valor da dimensão com a tolerância.
  • Export Parameter: habilita-se esta opção quando queremos exportar esse valor para o campo custom do iProperties do Inventor.
  • Comment: neste campo inserimos comentários sobre a dimensão. Muito importante para fazer uma parametrização organizada.

3. Por padrão, o Inventor nomeia as dimensões como d0, d1, d2, ... d10, e assim dor diante, são esses nomes que precisamos renomear. O ideal é definir a variável já no momento da criação da cota, neste caso faremos depois da peça modelada. Existem basicamente duas maneiras para identificar qual dimensão queremos renomear. A primeira é identificando pelo valor da dimensão que fica na coluna Equation, a segunda é levando a seta do mouse sobre a linha da variável, aguarde um momento e aparecerá uma mensagem semelhante a essa "d3 is consumed by Scketch 3" que significa que esta dimensão é utilizada no Scketch3.

Vamos remomear as dimensões:

Obs.: Para que esta parametrização funcione perfeitamente, é necessário que a peça tenha sido modelada na mesma sequência do Passo 01. Se você desejar, faça o download do arquivo no link abaixo:

http://www.hotshare.net/file/109337-9266365f0e.html

4. Modifique em Parameters Name conforme abaixo, confira os valores em Equation:

  • d0 = 100 : Dia_ExternoMaior
  • d1 = 10 : Esp_DiaMaior
  • d3 = 60 : Dia_ExternoMenor
  • d4 = 25 : Esp_ExternoMenor
  • d6 = 40 : Dist_FixCentro
  • d7 = 12 : Dia_FixFuro
  • d14 = 6 : Qnt_FixFuro
  • d19 = 40 : Dia_FuroMaior
Com as variáveis definidas, vamos agora transformar esta peça em um iPart.

5. Acesse o menu Tools > Create iPart, em seguida abrirá a tela iPart Author, é aqui que faremos as novas configurações. Você já deve ter percebido que as dimensões que nomeamos já estão sendo mostradas em colunas.

6. Explicarei a interface do iPart Author necessária para a realização deste tutorial.

A - Nesta parte da tela ficam as abas onde cada uma delas possuem suas propriedades específicas. Neste tutorial usaremos somente a aba Parameters, que nos mostra as Features utilizadas, Extrude, Hole, etc, o nome da dimensão e os valores inseridos durante a modelagem.

B - Neste quadro ficam as variáveis que são necessárias para a configuração da família da peça. Para inserir outras, basta selecionar o parâmetro desejado em Parameters e usar o ícone ">>" para acrescentar na configuração.

C - Neste quadro ficam as configurações da família da peça, ou seja, cada linha inserida é uma nova configuração.

7. Vamos inserir uma nova configuração para a peça. Clique o botão direito do mouse na primeira linha e clique no comando Insert Row. Com a nova linha criada, clique nas células e modifique os valores, se desejar, modifique conforme tabela abaixo e clique em Ok.
Dia_ExternoMaior : 120 mm
Esp_DiaMaior : 12 mm
Dia_ExternoMenor : 65 mm
Esp_ExternoMenor : 20 mm
Dist_FixCentro : 48 mm
Dia_FixFuro : 15 mm
Qnt_FixFuro : 8 ul
Dia_FuroMaior : 42 mm

8. Repare no browser do Inventor que uma pasta chamada Table foi adicionada acima da pasta Origem. Expanda a pasta Table e veja que agora a peça possui duas configurações, Flange-01 e Flange-02. Dê um duplo clique em Flange-02 para ativar esta configuração e perceba que o desenho será redimensionado para esta configuração.


9. Para acrescentar novas configurações na peça, clique o botão direito do mouse na pasta Table > Edit Table... É possível também editar a tabela desta família no Microsoft Excel de uma forma muito fácil, basta clicar o botão direito na pasta Table > Edit via Spread Sheet..., o Excel será aberto, edite as medidas ou acrescente novas linhas.

Dica importante: quando for editar no Excel, preste atenção para não repetir os mesmos nomes nas duas primeiras colunas. Part Number e Member, caso contrário terá problemas.

É isso aí pessoal, esta é a primeira parte desta série de 3 tutorias sobre iParts. Na próxima semana veremos como utilizar essas peças em montagens, definir valores custom e métodos para detalhar esses componentes.


Gostaria que vocês comentassem sobre este tutorial, e no caso de dúvidas, entrem em contato comigo...

Bom estudo à todos...

Welinton Auerbach

Leia Mais…

Tutorial de parametrização - iParts

Olá pessoal, meu nome é Welinton, trabalho com implantações de softwares Autodesk, fui convidado pelo nosso amigo e colega de trabalho Bruno Remuszka para colaborar com seu blog que está crescendo cada vez mais, e estarei fazendo uma série de tutorias de utilização e dicas de várias ferramentas e funcionalidades do Autodesk Inventor, Vault e Productstream.

Inicialmente vou falar sobre os benefícios, utilização e criação das iParts no Autodesk Inventor.

iParts

Chamamos de iPart um modelo 3D no qual queremos a mesma forma geométrica porém suas medidas podem variar. Utilizaremos o recurso Create iPart. Vamos imaginar a família de um parafuso, abaixo uma imagem de uma tabela das principais medidas.

Na necessidade de criar uma biblioteca completa de parafusos, e não usar a tecnologia iPart, seria necessário desenhar e salvar cada arquivo separadamente, o que se tornaria inviável e demandaria muito tempo para a criação dessas bibliotecas personalizadas. A iPart destaca-se principalmente pela sua facilidade de implemententação e utilização.

Os tutorias sobre iParts serão divididos em 3 etapas publicados semanalmente:

  1. Na primeira etapa, vou abordar sobre a criação de iParts, processo de modelagem, definição de fórmulas, constraints e geração da configuração da peça.
  2. Na segunda etapa, falarei sobre a utilização da iPart em uma montagem, valores padrão e valores custom, faremos também o detalhamento da iPart e a tabela de família do item.
  3. Na terceira etapa, entraremos mais a fundo, vamos inserir as iParts dentro do Content Center.

Até a próxima!!!

Welinton

Leia Mais…